quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O que é Escarificação ??

Oii pessoas!

Antes de tudo, queria pedir desculpas pelo sumiço. Andei sem internet! Mas graças ao meu maravilhoso namorado que puxou meu fio novamente, estou aqui :)

Bem, só pra avisar que eu ainda não terminei nossa saga sobre alargadores. Ainda faltam 2 super posts :) Mas o de hoje é direcionado a um método meio estranho de se fazer uma tatuagem. A Escarificação.

A Escarificação é a prática de cortar a pele para produzir cicatrizes e formar arte no corpo. 

O que é Escarificação??

A escarificação é o uso de cicatrizes controladas para formar arte corporal, sendo diferente de uma auto-mutilação por ter fins artísticos e estéticos e não como expressão de formas de depressão ou baixa auto-estima. A escarificação é feita, muitas vezes, para marcar um momento da vida das pessoas pois é um processo diferente da tatuagem e ao final do processo de cicatrização – e da formação de uma quelóide controlada – ela terá um aspecto tridimensional e de alto relevo, ficando algumas vezes no tom da pele.

Assim por exemplo:


Como é feita uma escarificação ??

As escarificações podem ser feitas de diversas formas e utilizando diversas ferramentas e utensílios para isso.

  •  Escarificação de corte e de remoção de pele:
 Esse é o tipo mais comum de escarificação, sendo normalmente feita com um bisturi que vai cortar a pele a una profundidade de aproximadamente 3mm. Para uma escarificação de corte ou remoção é feito um decalque que é aplicado sobre a pele para marcação e em seguida são feitos os cortes. Normalmente são desenhos simples, linhas retas e uniformes para se ter um bom resultado. A diferença da escarificação de corte para a escarificação com remoção é que na de corte é feito apenas um corte fino feito com o bisturi e na remoção há remoção da pele sério? Avah! com a ajuda de uma pinça de dissecação. O tamanho da pele removida na escarificação com remoção varia de acordo com o desenho e algumas vezes diversas ‘fatias’ de pele são removidas em apenas uma arte.
  •  Escarificação Química:
É a escarificação acentuada por um produto químico ou totalmente produzida por um produto do mesmo tipo. No primeiro caso, a escarificação é feita por meio de corte, as linhas são marcadas na pele e logo após, um produto químico comum (como sabão) é adicionado à escarificação para produzir cicatrizes mais acentuadas e altas. No segundo tipo de escarificação química, um produto químico é usado para formar a marca na pele. Após a limpeza e preparo do local da escarificação, uma área é isolada por meio de um produto químico impermeável como vaselina ou mesmo uma fita adesiva de alta resistência, após este preparo o produto químico é espalhado no local e após um período de 2 a 10 minutos é removido com água em abundância.Vale lembrar que uma escarificação química é mais dolorosa do que uma tatuagem e oferece riscos à saúde, diferente da escarificação comum.
  • Escarificação por abrasão:
 É um método muito raro de se fazer uma escarificação por ser muito doloroso. Na escarificação por abrasão, normalmente uma ferramenta é utilizada para “roer” a pele até formar a arte desejada. Um outro motivo para não se fazer uma escarificação por abrasão é o fato de que durante o processo muito sangue e resíduos de pele são espalhados no local, tornando-o menos estéril e assim, inadequado para a prática de modificação corporal.
  • Escarificação com máquina de tatuagem:
 É a escarificação feita com uso da máquina de tatuagem mas sem tinta e passando a agulha várias vezes pelo mesmo local. Este tipo de escarificação cria uma cicatriz menos visível mas muito mais rica em detalhes, quase como uma tatuagem transparente.

Mas e a cicatrização??

O resultado final de uma escarificação depende do quanto ela é irritada ao longo da recuperação para que se formem cicatrizes ou queloides controladas. Ao contrário do que parece, é necessário muito cuidado neste processo para evitar que a cicatriz se descontrole e se torne um verdadeiro problema, causando uma queloide descontrolada no lugar da escarificação. 
O que ajuda na formação de uma escarificação é a demora no processo de cicatrização, muitos costumam evitar o surgimento de cascas na escarificação por meio de abrasão ou irritando a ferida por meio de irritantes químicos ou naturais como pasta de dentes ou suco de frutas cítricas. As vezes tintura de iodo é utilizada na escarificação para atrasar a cicatrização por até meses.
As queloides são procuradas em uma escarificação para ter um efeito 3D e de alto relevo. Em casos onde o resultado pretendido não é alcançado na escarificação, ela pode ser cortada novamente.

Que tal umas fotos ?? :)









Então é isso pessoas! Espero que vocês tenham gostado e conhecido mas alguma coisinha que não sabia!
Espero ter ajudado e até o próximooo! Bjs :*




Nenhum comentário:

Postar um comentário