quinta-feira, 30 de julho de 2015

Como tratar o cabelo danificado por químicas │Cauterização em casa

Olá pessoal!

Hoje eu vou falar de cabelos danificados.

Sabe quando você faz uma descoloração no cabelo ou fica muito tempo sem usar nenhum tipo de máscara fortalecedora? O cabelo fica aquela palha, seco, sem vida, duro..
Você olha pras pontas e só o que passa pela cabeça é apelar para a tesoura.

Eu te entendo. Sei bem como é isso.. Mas sabe, isso tem solução! NÃO PRECISA CORTAR! Larga essa tesoura e vem comigo!

Quando você faz uma descoloração, você está tirando todo o pigmento do seu cabelo e junto com ele, todas as proteínas que o seu cabelo tem e precisa. Você deixa o fio sem camadas suficientes. Ou seja, deixa ele muito fino e sem resistência pro danos naturais do dia a dia (chuva, sol, vento, poluição, etc).
Isso faz com que ele fique duro, sem brilho, áspero... parecendo cabelo de milho sabe?! kkk mas é assim mesmo.

Quando o cabelo entra nesse estado, ele está precisando de uma reposição de massa pra ajudar ele a seguir em frente sem desmanchar na sua mão (o que acontece no corte químico).
A reposição de massa normalmente é feita através da queratina, a queratina é uma proteína que o seu cabelo já tem naturalmente e é ela a responsável pela saúde dele.

O que você pode fazer para repor essa queratina?

Você pode começar comprando produtos que tenham queratina na sua composição. Seja um shampoo, um condicionador, uma máscara reconstrutora, um finalizador, ou até a própria queratina líquida para fazer a cauterização.

Uma máscara reconstrutora?

Uma boa máscara reconstrutora que eu recomendo é a da Elsève reparação total 5. Eu usei ela no meu cronograma capilar e eu recomendo um pouco de cuidado com ela. Essa máscara é muito concentrada e se for usada todo dia, deixa o cabelo duro.


Uma queratina liquida?

 Existem muitas queratinas líquidas no mercado e cada uma com preços diversos. Uma muito boa é a BioExtratus. Porém, como todos os produtos da BioExtratus, ela custa um pouco mais que as outras. O preço certo eu não sei, mas você pode pesquisar na loja de cosméticos mais perto de você que lá deve ter.
Uma bem acessível e que eu testei e gostei bastante é a da Niely Gold.



 Como fazer a cauterização em casa?

Na verdade, fazer a cauterização é bem simples.

  1. Você vai lavar seu cabelo

    Você vai lavar seu cabelo com o shampoo da sua preferência e parar por ai. Não vai passar condicionador, creme de pentear, nada.

  2. Aplique a queratina líquida

    Com os cabelo úmidos e sem creme nenhum, você vai pentear os fios com cuidado. Depois você vai de mecha em mecha aplicando a queratina e enluvando o cabelo como mostra a imagem abaixo.



       3. Seque e pranche

Provavelmente seu cabelo vai estar muito molhado pra ir direto na chapinha.. Então, seque um pouco  com o secador e depois passe a chapinha nos fios. Isso vai cauterizar a queratina no seu fio.
 Só lave no dia seguinte.

Feito tudo isso, a cauterização já está pronta!

Não espere um resultado de um cabelo super macio e brilhoso porque não é isso que a queratina faz. Ela só vai repor a massa que o seu fio precisa. Quando ele estiver com a massa reposta, você entra com o processo de nutrição que vai dar brilho no seu cabelo. 

Qualquer dúvida sobre os processos de hidratação, nutrição e reconstrução, é só ir no post de Cronograma Capilar.
E se você já faz e que saber os produtos que eu usei, é só ir no post Produtos que eu uso no meu cronograma. 

Então é isso pessoal! Eu espero que vocês tenham gostado e até o próximo! :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário